10 de março de 2012

A verdade sobre o ATEÍSMO

Muitos afirmam que o ateísmo também é uma religião, por ser um grupo de pessoas que, de certa forma, também têm uma crença. Mas estão errados.


O ateísmo não é uma religião, pois religião é um conjunto de crenças que estabelece uma ponte entre natural e sobrenatural, relacionando a humanidade com a espiritualidade. Um ateu não acredita em uma divindade, nem em espíritos, somente naquilo que está dentro do campo científico, vendo a natureza como algo estritamente físico. Por esta razão, o ateísmo não pode ser considerado uma religião, já que vai contra todas as idéias que defendem a metafísica. Obviamente, não deixa de ser um grupo que defende uma crença (a do não sobrenatural), mas não está dentro do segmento religioso/espiritual. Entretanto pode ser considerado uma seita.

Seitas são grupos formados por pessoas que defendem qualquer tipo de ideologia, sistema ou doutrina, muitas vezes sem nenhuma ligação com o além corpo. Por isto, o ateísmo se enquadra dentro deste grupo com perfeição.

Eu, por exemplo, não tenho religião alguma, mas também não sou ateísta, já que acredito no metafísico. Para mim, minha própria inteligência prova isto, já que ela é o efeito éter da minha atividade física cerebral. Além disto, prefiro não estar em um grupo específico e não me limitar a uma ideia.

Quero deixar claro aqui que todos aqueles que não têm religião, mas acreditam em deus, vêem espíritos, enfim, defendem ou são provas de que o metafísico existe, NÃO É ATEU, já que o ateísmo é contra a crença de tudo aquilo que foge do campo da física. Esta pessoa pode ser qualquer coisa, menos ateísta.

Não é porque um indivíduo não tem religião, que se torna, automaticamente, um ateu. Isso não basta. Ela precisa ir contra tudo o que é metafísico. E isso nem sempre acontece em todos os casos.

Enfim, para simplificar e evitar confusões sobre o conceito religião X ateísmo, as informações abaixo devem sempre ficar claras:

- O ateísmo não é religião, pois a religião se define à crença na espiritualidade ou no sobrenatural;
- Entretanto, não deixa de ser um grupo que defende uma crença (daqueles que não acreditam no metafísico);
- Todo o ser humano que não tiver uma religião, mas acreditar ou ser prova de que o metafísico existe, não pode ser considerado ateu, já que vai contra seu princípio.

1 comentários:

CELSO MATHIAS disse...

Sensacional Roberta. Muito esclarecedor.Tenho um amigo que afirma ser Ateu mas crê em situações sobrenaturais. Eu também não estou ligado a uma religião e sim a uma forma de pensamento espiritualizado mas aberto a outros canais que me despertem para o meu cerne e que me façam melhorar como indivíduo.

BJÃO para vc.