20 de outubro de 2009

Origem do Halloween.



Cuidar das almas e celebrar a vida!


Enquanto no Norte, estamos no inverno, período de silêncio e morte, à espera do renascimento, aqui no Sul é o oposto: verão, ápice do Sol, momento de abundância, vida e auge do ciclo.


O Halloween celebra o final do Verão, por isso, na realidade, é comemorado aqui no hemisfério Sul em primeiro de maio, chegada do inverno. Entretanto, celebramos esta data em 31 de Outubro universalmente, por representar um momento mágico de passagem e de extrema importância espiritual para todos os seres humanos.

Seu nome real é Samhain que significa "Final do Verão". É um festival governado pela escuridão, por nossa Deusa e celebra a passagem, a morte do Deus, para um novo renascimento - por isso o famoso "dia dos mortos". Diferente do Beltane, o momento em que nos encontramos agora.


Nascimento, reprodução e vida. A união da Deusa ao Deus Sol representa o festival da fertilidade. Onde se planta para colher. Na Religião Antiga, a palavra "fertilidade" significa o desejo de produzir mais nas fazendas e nos campos e não a atividade erótica por si só. Beltane é o retorno do nosso Deus, nosso Sol e está astrologicamente no signo de Touro, que marca a "morte" do Inverno, o "nascimento" da Primavera, sendo o começo da estação do plantio. O festival é ascendente ao nascer da lua na véspera para iluminar o caminho para o Verão.
A luz do sol chega novamente, ilumina as árvores, seca o orvalho, reflete os rostos. Brilhante estrela de vida que gera o calor, a humanidade.





Beltane e Sahmain são opostos como Norte e Sul, Vida e Morte...mas andam sempre juntos. Deus está chegando agora à sua vitalidade, para procriar, envelhecer, morrer e assim, nascer novamente. Eternamente. Louve-mos aos Deuses que nos dão a vida a cada dia, neste ciclo eterno!

Feliz Beltane e Ótima Celebração de Halloween!


=)

5 comentários:

André Aguiar disse...

Na verdade, sempre achei que halloween fosse uma festa em que as crianças saiam batendo de porta em porta pra ganhar doces ou assustar velhinhas hehe.
Esse blog é sempre muito informativo, desde que vim aqui pela primeira vez não deixei de visitar, sempre muito inteligente, me chama atenção seu ponto de vista sobre assuntos que nem sempre concordo, mas que respeito, é como Beltane e Sahmain que são opostos mas que andam sempre juntos.
Há ainda não achei a trilogia do poderoso chefão, ta difícil, mas não desisto hehe.
Bjs..

CELSO MATHIAS disse...

Muito bom Roberta! Informativo e aprendi um pouco mais ...
Êta menina danada!! KKKKK

Abraços

CELSO MATHIAS disse...

Tentei imaginar a cena do seu pai com o seu guarda-chuva..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...Sabe porque? Imaginei o seu guarda-chuva...KKKKKKKKKKKK Você deveria postá-lo qlq dia...Bjs

CELSO MATHIAS disse...

ESTUDAR É PRECISO!!!

SÓ PRA LEMBRAR DE VC MENINA!!

UM BEIJÃO E FICA NA PAZ!!!

CELSO MATHIAS disse...

ROBERTA CADÊ VC...NÓS " VEIO" AQUI SÓ PRA TE VER! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK