6 de setembro de 2009

Os Sonetos, de William Shekespeare



Pincelando e moldando as figuras em forma de palavras, Shakespeare jogou um véu negro e contemporâneo sobre sonetos. Com isso, ele pôde costurar esse tecido e gerar harmonia em obra, tanto textual, quanto conceitual. De forma natural, assim como a noite engana o dia, a tristeza trai a alegria, a velhice trai a juventude e o tempo, a beleza...

Essa é uma obra prima de palavras que podem ser comparadas a chocolates meio amargos, que não deixam de ser deliciosos misturados ao seu fundo acre. Com uma forte insinuação sexual, o dramaturgo apenas delineia o corriqueiro, porém de forma artística, descrevendo o trivial da forma com que todos nós deveríamos ver. Shakespeare traduz os sonetos europeus amorosos através da poesia da vida.

Rasgando padrões poéticos estritamente seguidos por anos a fio, ele fala de males humanos que não costumavam andar junto com o amor, além de parodiar a paixão, caçoar a beleza, cantar o ser humano e tingir insinuantes notas pornográficas nessa simples vida carnal em que vivemos. Enfim, Os Sonetos Completos de Shakespeare é uma narrativa poética de 1609, A Lover's Complaint.


Soneto 23


Como no palco o ator que é imperfeito

Faz mal o seu papel só por temor,

Ou quem, por ter repleto de ódio o peito

Vê o coração quebrar-se num tremor,

Em mim, por timidez, fica omitido

O rito mais solene da paixão;

E o meu amor eu vejo enfraquecido,

Vergado pela própria dimensão.

Seja meu livro então minha eloqüência

Arauto mudo do que diz meu peito,

Que implora amor e busca recompensa

Mais que a língua que mais o tenha feito.

Saiba ler o que escreve o amor calado:

Ouvir com os olhos é do amor o fado.

1 comentários:

CELSO MATHIAS disse...

Fiquei entre Hamlet e Sonetos.
Hamlet eu tenho em casa em livro e Sonetos na internet, mas quando comecei a ler Sonetos me apaixonei.Me identifiquei de cara com a dinâmica dos Sonetos, como foram escritos. Valeu a dica mesmo. Estou lendo com muita atenção cada um. Quando eu acabar certamente terá me inspirado em muitos quadros!
Eu estou em uma fase que estou precisando me inspirar em algo de novo...Sou movido por isso pra poder criar!!

BJS