8 de março de 2009

Surrealismo

Falar em Surrealismo, Salvador Dali e Companhia, é um pouco polemico... Mas essa escola é absurdamente interessante. Afinal, sua intenção é totalmente diferente do impressionismo. Sua intenção é incomodar!

A Revolução Soviética trouxe inúmeros conflitos político-sociais por conta do poder dominante e condições de vida extremamente desfavoráveis ao desenvolvimento social. Então, em 1917, as famílias burguesas caem e os operários tomam o poder. A desordem e o caos eram o desejo de revolução. É neste instante em que a anarquia se mostra presente e o inferno finalmente se manifesta por completo, como na verdade sempre foi. O mundo agora parecia virar do avesso.

Tantas incertezas despertaram o desejo de fragmentação da mente humana para entendermos certos porquês. Os estudos psicanalíticos de Sigmund Freud foram elaborados para tentar desvendar o que a nossa mente na verdade é. E talvez entender o que realmente estava se passando naquele determinado instante.

Toda uma sociedade queria “rasgar” aquela falsa ordem que os burgueses criaram (cubismo), mas começamos a nos infiltrar em uma parte muito mais obscura, a ponto de querer entender o que nosso próprio semelhante pensa, para assim, incomodá-lo através de seu subconsciente. Principalmente por meio da arte. Estava então se desenvolvendo o Surrealismo.

A repressão foi a base deste movimento, pois é em si um ato não-consciente. Segundo Freud, as pessoas têm alguns pensamentos que não conseguem aceitar ou que são muito dolorosos, então, elas preferem rejeitá-los. Porém, por mais que pensemos que estes foram expulsos de nossas mentes, isto não ocorre. De fato, eles acabam ficando armazenados no nosso inconciente.
Existem coisas que preferimos não pensar pois nos incomodam, mas sempre acabamos sonhando com elas, pois na verdade, ficam guardadas. Estes desejos incômodos que todos nós temos, são retratadas no surrealismo. Por isto nos tocam com tanta profundidade e estranheza.






A Girafa a Arder, Salvador Dali

Um representante notável do movimento foi Salvador Dali, que em certa ocasião, passou a ler e se aprofundar nas obras freudianas, interpretando-as em suas artes e criando um mundo de fantasias, delírios e um universo fantástico – mas um tanto quanto desconfortável. Dali assim o fez, pois percebia o caos em que se encontra o mundo; desta forma, suas obras podem chocar e causar subversão dos sentidos, já que naquele momento, tudo parecia estar de pernas para o ar.
Estas artes parecem grandes paranóias, recusando toda a lógica da nossa vida comum.

A estética do surrealismo constituía em cores fortes, tons avermelhados e sua grande parte, em uma ambientação com sombras. O desenho sempre é perfeito, mas nos impressiona, pois é algo que nosso senso comum não espera. Justamente por ser a parte oculta do nosso ser.
Podemos observar também uma forte influência do sexo, já que a sexualidade em si está diretamente ligada aos processos primitivos da nossa mente.

Jovem Virgem, Salvador Dalí

A sexualidade é trabalhada como uma pulsão no nosso inconsiente. Muitas vezes, podemos ter um desejo reprimido, mas por ser algo primário ou não aceito pela sociedade, nosso superego nos impede de realizá-lo. Logo, quando o surrealismo o retrata, a nossa reação pode ser inesperada.

Desta forma, compreendemos que o movimento surreal tinha a intenção de ir por um caminho totalmente contra o que a humanidade vai, pois não dá atenção ao supérfulo e sim, ao profundo. Ao que fica nas sombras.

Sua idéia pode ser semelhante a do cubismo, no entanto, se os cubistas focavam apenas a destruição, os surrealistas mostravam a destruição e a criação de uma nova linha de pensamento, organizada através de um caminho totalmente oposto.

Desta maneira, o Surrealismo atingiu uma outra realidade que estava escondida no nosso inconsciente. As ilusões, o incômodo, a tristeza e melancolia, foram influências fundamentais para a demonstração de como na verdade somos conturbados em nosso interior. Cobrimos com uma máscara, pois não conseguimos aceitar...e quando nos deparamos com ela, nossa reação é indescritível.

7 comentários:

CELSO MATHIAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Aguiar disse...

Eu poderia perder, "ou ganhar" o dia inteiro lendo e relendo o que você escreve, mas a verdade é que seu texto prende e da vontade de não parar de ler.
Agora vai ser lugar freqüente aqui pra min.

CELSO MATHIAS disse...

Excluí o outro comentário..MUITO TEXTO...as vezes acho meio cansativo pros outros lerem...KKK

Parabéns pelo texto hein??
Sempre muito bom!!

BJS

Celso

pequenos detalhes de mentes disse...

oh miga inteligente que eu tenho graça da mãe...
bjokas
texto otimo.

Bianca Tupinambá disse...

No outro dia tive uma aula de literatura brasileira em que por incrivel que pareceça a prof fazia uma comparação com Dali. Desde então não me saem da cabeça seus quadros onde sabem gavetas de todos os lados! Legal seu texto. Voltarei mais vezes!

Julio de Carvalho disse...

O Celso é meio um primão pra mim, gosta de umas coisas que não gosto, mas tem outras que ele arrasa quando gosta, como seus textos e personalidade.
Nossa menina, até eu que não gosto do Salvador concordo que fiquei impressionado com o Surrealismo, fica a pergunta: Por onde andou e que tipos de caminhos sua mente percorreu pra chegar ao nivel analitico que chegou?!
Espero mesmo que continue assim!
Parabens!

CELSO MATHIAS disse...

Oi Roberta.TUDO BEM??
Olha estou te dando uma satisfação. Retirei o meu prfil do ORKUT.
Aquilo é indigesto.Estou tomando outros rumos e caminhos e realmente ali é f...
Uma pessoa pegou um álbum inteiro meu de cartuns e se recusa a retirar do perfil. N quero mais colocar minhas idéias lá e nem mais em lugar nenhum antes de explorá-las ao máximo e fazer dinheiro com elas. Pode parecer até ingênuo da minha parte mas aqui no blogger parece que os frequentadores tem uma outra cultura e educação, mais a minha praia. Vou postar muito de vez enquando agora sabe? Por isso estou te dando uma satisfação do orkut por sua simpatia , educação e consideração sempre para comigo.BJS E VAMOS NOS FALANDO POR AQUI EVENTUALMENTE!!!ÓTMA SEMANA PRA TI!!