31 de maio de 2008

Percepção

se comigo tá tudo bem? maravilhoso!
ultimamente as coisas estão dando certo e hoje parei pra pensar bem nisso. eu sou muito exigente comigo mesma e às vezes, de tanto ficar me cobrando das coisas, esqueço das que mais me fazem feliz. me preocupo com cada milímetro das coisas que faço e monto momumentos arquitetônicos na minha cabeça por uma coisa, muitas vezes, banal. mas também uma única flor me faz ser a pessoa mais feliz do mundo.
um exemplo um tanto quanto romântico, mas é só pra vocês sentirem a dimensão da minha mente. eu quero, preciso, sinto a necessidade de observar e ser observada. e também de despertar sensações nas outras pessoas. e hoje, ao levantar, revivi minha essência: senti a presença dos menores seres pelo ar e eles me mostraram novamente meu reflexo.

a oficina de expressão corporal foi maravilhosa, com o professor wanderley, um dos mestres da universidade. acordei em pleno sábado 7 horas da manhã só pra ir lá; muito bom. através de gestos, sentimos as vibrações passeando pelo ar, e com os pés no chão daquele palco, conseguimos energizar o lugar em que estávamos pisando e trocamos forças. o corpo é o que te entrega para o mundo, é o que te dá oportunidade de expressão, das pessoas saberem como você é, com simples movimentos. e o palco é o local onde você pode fazer isso livremente, especificamente para o seu próximo observar. é necessário que nos entreguemos à ele. e foi isso que eu fiz. quando me senti liberta lá em cima, me comuniquei com todo o restante das pessoas sem dizer sequer uma palavra.
depois, fui trabalhar melhor do que nunca. pelo caminho, vi palhaços assoprando bolhas de sabão naqueles passarinhos de brinquedo...mas isso não foi o que me chamou a atenção. o que me despertou olhares é que no ponto de ônibus, todos as pessoas adultas davam risadas e olhavam umas para a cara das outras. e há poucas semanas atrás vi uma cena parecida: palhaços, rua, só que pessoas cinzas, sem sorriso nenhum no rosto.
essa diferença me deixou feliz.
quando cheguei na empresa, cumprimentei os outros funcionários e uma pessoa muito especial, mas vi que ela não era aquela coisa única, embora tivesse um lugar especial na minha alma. me senti leve e sem culpa perante seu sorriso, pois sei que somos semelhantes.
assisti à uma palestra com o professor gretz, sobre inteligência espiritual. ele é palestrante à quase 30 anos e é o escritor do livro "o vôo da águia". recomendo totalmente pois ele nos faz perceber o quanto podemos ser bons não só no ambiente de trabalho, mas também por toda a nossa vida: devemos viver o agora, pois as coisas que mais nos deixam com o o coração em agonia são as mágoas que guardamos do passado, a ansiedade no presente e a preocupação demasiada com o futuro. às vezes deixamos de viver o presente por estarmos construindo nosso futuro, como se a vida comessasse somente quando terminássemos com nosso objetivo central. e de tanto que nos preocupamos em construir para depois viver, nós vivemos construindo e morremos sem desfrutar do processo de construção.
tudo na vida é belo, qualquer processo deve ser aproveitado. pois não deixa de ser um pedaço de nossas vidas.

então, o meu dia foi marcado por grandes momentos, pois ficou claro que há outras pessoas que pensam como eu. e também porque um fator na minha mente está esclarecido. sei que todos esses conselhos em forma de aulas, oficinas e palestras foram respostas que eu estava pedindo e precisando. vou continuar seguindo minha vida como sempre segui, independente da opinião alheia mas sempre respeitando todos e ao meu espaço. entretanto, não mais me preocuparei no "será".

1 comentários:

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE SONHOS ILUSTRADOS disse...

Pois é Roberta, entendo perfeitamente algunas angústias suas relatadas do que " será"? e tipo de olhares diferentes da vida!!!Vou comprar hoje esse livro e ler.Acho que grande parte de muitas coisas que acabamos nos impondo muitas das vezes são frutos de um pensamento de "TEM QUE SER O MELHOR","TEM QUE SER SUCESSO", TEM QUE ISSO , TEM QUE AQUILO.Estou na fase do TEM QUE NADA!!As pessoas n se pereberam do universo que as cerca!QUEREM SER AS MELHORES E AS MAIS BEM SUCEDIDAS!!Esquecem que sucesso é SER FELIZ e ser feliz com pequenas coisas!Com 41 anos estou realmente começando a desfrutar da essência da vida sabe?Parece que andei a 500 km por hora até hoje pra chegar e ver que a vida pode ser caminhada e não corrida! Que sucesso já o tenho por viver do sonho que escolhi há26 anos e ter saúde!Aprender a olhar uma flôr ou o sol de uma maneira diferente!Qts pessoas estão manipulando os filhos em cursinhos pre-vestibular a serem os primeiros, os melhores, GENTE!!Acredito que tenhamos que ser os melhores no amor e na doação!Cada vez agradeço mais a Deus por ter me dado forças nesses anos todos a seguir o meu sonho de viver de arte apenas com olhos pra vida!Acredito que todos tenham que se esforçar a seguir seus sonhos!!
A VIDA N É FEITA DE CARROS, APTOS E DINHEIRO NO BOLSO, ISSO É CONSEQUÊNCIA NÃO A CAUSA!!Que a vida nos dê olhos sempre pra encherga-la em cores e não em cinzas!!E sempre estejamos prontos a REPENSAR-NOS COMO PESSOAS E PROFISSIONAIS!!!BJS PRA VC E ÓTIMA SEMANA!!