5 de maio de 2008

O Sonho de Cassandra



Se você quer assistir um filme que te faça parar para refletir, em seu "eu" mais obscuro, achou o correto! Com atmosfera densa, quase que sombria, clima de suspense e culpa...o longa tem tudo para além de despertar a nossa atenção, fazer com que analisemos cada atitude dos personagens.O diretor Woody Allen fez questão de fazer transpassar o lado negro das pessoas, do pensamento humano. Desejo de status, muito dinheiro e luxo, é extremamente comum nos dias atuais e Allen soube exatamente como descrever estes aspectos sociais, além de destacar até que ponto alguém pode chegar para obter tais ambições. O filme é estrelado por Ewan Mcgregor e Colin Farrel, que juntos interpretam, respectivamente, os irmãos Ian, sempre afundado em dívidas e Terry, um fanático por jogos.
Embora o senso comum vá contra os fatores apresentado no longa, são situações comuns em nosso cotidiano, e o diretor põe em evidência, mostrando que as pessoas podem fugir da moral e dos princípios para alcançar seus objetivos.


Observamos isso quando Ian (Ewan Mcgregor) se apaixona por uma bela e jovem atriz chamada Angela, interpretada por Hayley Atwell. Ian vive num mundo de aparências, e se vê totalmente perdido neste momento, pois quer conquistar sua estabilidade financeira a todo custo-seja por bem ou por mal. A partir daí, Howard (Tom Wilkinson), tio dos irmãos, chega à cidade. O homem é um empresário bem sucedido e os dois rapazes vêem a chance de sair daquela situação. Mas os problemas apenas começam.


Howard está a um fio para ser preso, pois toda sua finança está sob investigação policial. O empresário pede então, que Ian e Terry assassinem o acusador em troca de sua ajuda financeira. E é neste instante que vemos os vários limites em que os dois chegam, juntos.


Na minha concepção, o filme, que não foge da realidade atual, embora tenha um roteiro basicamente simples, é bem impactante. Inclusive seu título me pareceu bem interessante: O barco que os dois rapazes compram para obter status, dentro da história, chama-se "O sonho de Cassandra" e na mitologia grega, Cassandra é a portadora das más notícias.

Assistam, está fresquinho! Aí vocês me contam o que acharam.

por Roberta Cortez

2 comentários:

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE SONHOS ILUSTRADOS disse...

resenha perfeita!poucas palavras e objetividade! Vc é demais! BJS e sucesso sempre pra vc!

Heloisa Ikeda... disse...

hmmmmmm interessante rs
Assistirei sim com certeza
gostei muito da sua resenha sobre o filme, eu tava precisando disso, sou pessima pra escolher filmes
e o cara do blog cinematheca lá morreu neh fala sério rs
Beijos Rob